Translate

Pesquisar este blog

4 de julho de 2019

Micose é fácil de pegar e chata de tratar; veja tipos mais comuns

Qual é a melhor maneira para tratar micose de pele
Melhores remédios para micose da pele e unhas

Quando chega o verão, as pessoas começam a se preparar para ir à praia ou piscina. As mulheres ainda se preocupam com os quilinhos extras e, quando está tudo pronto, uma última olhada no espelho revela uma grande quantidade de manchas brancas nas costas! Ai meu Deus, estou com micose, e agora?

As infecções que são causadas por fungos recebem o nome de micoses. São agressões bem diferentes das causadas por vírus ou bactérias.

Realmente, manchas brancas podem revelar uma micose, ou seja, uma infecção por fungos que atinge a pele, mas não precisa de tanta preocupação, pois não se trata de uma doença grave. Ela é popularmente chamada de pano branco, mas seu nome é pitiríase versicolor, e é causada por um fungo chamado Malassezia furfur e, por incrível que pareça, não é transmitida de uma pessoa para outra.

Na verdade, este fungo vive pacificamente em nossa pele e, em algumas situações que abaixam nossa imunidade, como um simples estresse, ele passa a causar a doença. Este tipo de micose normalmente leva ao aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas, que descamam, e podem estar presentes na face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco, ocorrendo com maior freqüência em homens com idade entre 14 a 30 anos. A faixa etária se deve ao fato de que, nesta idade, as pessoas costumam apresentar uma maior oleosidade na pele, e o fungo, precisa desta oleosidade para sobreviver.

Para o tratamento, devemos procurar um dermatologista, que poderá recomendar cremes ou pomadas adequados, a base de antifúngicos. Mas é preciso ter paciência, pois o tratamento é longo.

O Fluconazol é uma droga com ação antifúngica, da família dos triazólicos, muito usada para o tratamento de diversas micoses, especialmente aquelas provocadas pelas espécies do fungo Cândida, tais como candidíase vaginal ou candidíase da orofaringe, conhecida popularmente como sapinho.

O Fluconazol pode ser administrado por via oral ou por via intravenosa. Esta última forma é habitualmente reservada para casos graves.

O Fluconazol não é vendido em pomadas ou cremes. Para o tratamento tópico ou intravaginal das infecções fúngicas, outros antifúngicos são indicados, como Cetoconazol, Miconazol ou Cotrimazol, por exemplo.

Micose da barba ou couro cabeludo
Nestes casos, o uso de pomadas não é suficiente para tratar corretamente, por isso, além das pomadas, cremes ou loções utilizadas na micose da pele, o médico também indicará o uso de comprimidos. 

Algumas opções de comprimido indicadas incluem Terbinafina 250mg, Fluconazol 150mg ou Itraconazol 100mg, por exemplo, por cerca de 90 dias. 

Micose da unha
O tratamento da micose da unha é o mais prolongado, e pode durar de 6 meses a 1 ano, sobretudo em casos de micose da unha dos pés, que têm um crescimento mais lento. A principal forma de tratamento é com uso de esmaltes e loções, como o a base de amorolfina, que pode ser aplicado na unha afetada 1 a 2 vezes na semana.

Para um tratamento eficaz, principalmente quando o comprometimento da unha é mais grave, o médico poderá indicar comprimidos como Fluconazol 150 mg ou Itraconazol 100mg por 6 meses a 1 ano, a depender da gravidade da lesão ou resposta ao tratamento.

Outra opção mais cômoda é o tratamento com laser, chamado de terapia fotodinâmica, realizado em sessões semanais por 1 a 3 meses, capaz de eliminar o fungo e promover o crescimento da unha. Saiba mais em tratamento para micose da unha

Micose da pele
As micoses da pele, seja da virilha, candidíase, pano branco, frieira ou impingem, que são as mais conhecidas, são tratadas com antifúngico tópicos, e algumas das principais opções que podem ser indicadas pelos médicos são:
Naftifina (1% creme ou gel)
Terbinafina (1% creme ou solução)
Butenafina (1% creme)
Clotrimazol (creme 1%, solução ou loção)
Econazol (1% creme)
Cetoconazol (1% creme, xampu)
Miconazol (2% creme, spray, loção ou pó)
Oxiconazol (1% creme ou loção)
Sulconazol (1% creme ou loção)
Ciclopirox (1% creme ou loção)
Tolnaftato (1% creme, solução ou pó).

Geralmente, o tratamento dura de 1 a 4 semanas. O medicamento utilizado e o tempo de tratamento são determinados pelo médico, de acordo com o tipo da lesão apresentada por cada pessoa. 

É importante passar o remédio cerca de 3 a 4 centímetros além das bordas da micose e após a aplicação é importante deixar a pele absorver todo o produto para então vestir-se ou calçar-se.

Em alguns casos, principalmente quando as lesões são graves ou ocupam uma grande área, podem ser necessário uso dos medicamentos nas versões em comprimido, como Terbinafina 250mg ou Fluconazol 150mg, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Agregador de conteúdo TrendsTops GeraLinks - Agregador de links