Translate

Pesquisar este blog

29 de março de 2019

Cuidados pós-peeling: como é feito o peeling e para que serve

O Peeling é uma maneira de acelerar esse processo, renovando a pele e com isso tratando problemas como: envelhecimento cutâneo, cicatrizes de acne, rugas e manchas escuras.”Os Peelings, são classificados conforme a sua capacidade de penetração em: superficiais, médios e profundos.

Cuidar da pele nunca é demais e, por isso, os dermatologistas investem em novas técnicas e procedimentos que ajudam a manter o maior órgão do corpo humano bem tratado e saudável.


Publicidade
O peeling é um desses tratamentos, que consiste na aplicação de agentes que destroem as camadas mais superficiais da pele, promovendo sua regeneração, uma aceleração do processo natural de renovação da mesma.

Qual a diferença entre peeling químico e físico?
Existem dois tipos de peelings. Os químicos são feitos com o uso de ácidos que produzem reações químicas na pele, enquanto os físicos se baseiam no lixamento da pele, como é o caso dos tratamentos feitos com cristais. Apesar de ser realizado principalmente no rosto, o procedimento também é indicado para as mãos, pescoço e para a área do colo.

O peeling de diamante é um peeling físico, ou seja, utiliza um equipamento próprio para esse fim que promove uma microesfoliação da pele. Entre os principais objetivos do procedimento estão a remoção das células mortas que ficam na camada mais superficial da pele e a estimulação da produção de colágeno.

Este procedimento estético está indicado para tratar manchas superficiais, cicatrizes de acne, rugas finas, poros dilatados e estrias.

De acordo com a dermatologista Patrícia Mafra, os peelings químicos apresentam uma grande variedade de indicações dermatológicas. “O procedimento pode auxiliar o tratamento de acne, manchas, rugas, rejuvenescimento, cicatrizes e até de algumas doenças pré-malignas de pele, como as ceratoses actínicas”, afirma a médica.

Várias pessoas podem se beneficiar do processo, desde adolescentes até pacientes mais velhos. Entretanto, todos devem passar por uma consulta para que o especialista possa avaliar a queixa do paciente e a intensidade do problema e, assim, possa fazer a indicação correta do tipo de peeling a ser usado.

Grávidas não devem fazer peeling
Há algumas contraindicações para o procedimento. “Todos os tipos de peeling, desde os superficiais até os mais profundos, são contra indicados para gestantes, pessoas com feridas no local de aplicação e pessoas bronzeadas ou que vão se expor ao sol no período pós-peeling”, explica Patrícia. Quem está sob estresse físico ou mental também não deve realizar o tratamento.

Como o processo consiste em provocar uma descamação da pele, que pode ser superficial, média ou profunda, a dermatologista acredita que o inverno é a estação ideal para este tipo de tratamento. Os raios solares agridem a pele em menor intensidade, o que torna os peelings mais seguros e confortáveis.


Cuidados pós-peeling
Após a realização do peeling facial, a pele tende a ficar sensibilizada e, dependendo do tipo do procedimento feito, o rosto pode ficar inchado, avermelhado ou com um pouco de ardência. Esses efeitos são comuns e com alguns cuidados simples é possível amenizá-los como, por exemplo, colocando compressas frias de chá de camomila sobre a área que recebeu o peeling.

Nos primeiros dias depois da realização do procedimento, use um sabonete neutro quando for higienizar o rosto. Assim, você aproveita a ação de cremes ou máscaras com ação cicatrizante ou calmante, que ajudam a recuperar a barreira natural da pele, amenizar a ardência e acelerar a recuperação.

Mais um cuidado fundamental pós-peeling é o uso de filtro solar. Procure um produto com fator de, no mínimo, 30 e o reaplique de duas em duas horas. Vale a pena ressaltar que o protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados ou em lugares fechados.

A importância da hidratação no processo
A hidratação da pele é um cuidado diário que se torna ainda mais importante depois da realização do peeling. Como falamos anteriormente, o tratamento tende a sensibilizar a pele, por isso ela precisa de uma atenção extra. Uma semana antes de realizar o peeling, a pessoa deve começar a usar hidratantes específicos que serão recomendados pelo dermatologista, por isso é muito importante consultá-lo.

Depois do peeling, hidratações semanais auxiliarão na retirada de crostas residuais, na redução do edema e na regeneração da pele. O ideal é optar por substâncias e produtos indicados para peles sensíveis. Uma ótima dica para hidratar a pele nesse período é o uso de uma água termal, que deixa o rosto com uma ótima sensação refrescante e promove poderosa hidratação imediata e duradoura. 
cuidadospelavida

Publicidade

Nenhum comentário:

Agregador de conteúdo TrendsTops GeraLinks - Agregador de links