Translate

Pesquisar este blog

24 de novembro de 2019

Vamos começar a se exercitar, xô, sedentarismo! Exercício físicos e seus benefícios

As atividades físicas são importantes para evitar que a pessoa seja sedentária, influenciando na obtenção de uma boa qualidade de vida e saúde. Manter um nível adequado de movimentação corporal ajuda principalmente a evitar prováveis problemas cardíacos e derrame cerebral.
Para evitar o sedentarismo, o ideal é que a pessoa tenha em média 150 minutos de atividades físicas por semana, ou seja, aproximadamente 30 minutos de movimentação física por dia, 5 dias por semana.

Consequências do sedentarismo Entre as principais consequências que a falta de atividade física provoca, está o acumulo de gordura na região da barriga e aumento do colesterol. Além disso, outros problemas podem ser desenvolvidos, como por exemplo: Doenças cardiovasculares (risco de AVC ou infarto); Aumento do risco de Diabetes do tipo 2; Dor nas articulações; Falta de força muscular; Perda da flexibilidade articular; Acúmulo gordura nas artérias; Excesso de peso ou obesidade; Roncos e apneia durante o sono.

Como voltar ao exercício físico, os cuidados para voltar a malhar
1- Esteja hidratado: é necessário tomar bastante água, alterne com sucos e água de coco. Esteja sempre com uma garrafinha para reabastecer e não ficar muito tempo sem a hidratação. 

2- Na moda com saúde: escolha roupas leves com um tecido que favoreça a transpiração. Uma boa é usar bermuda, top e camiseta e não esqueça de usar um chapéu ou boné.

3- Atenção com os pés: use um tênis macio, leve e firme no pé. Se estiver na areia ou grama, é bom fazer caminhadas leves e descalço. Essas superfícies macias são excelentes para aliviar as tensões na planta dos pés e serve também como um exercício de preparação para caminhada ou corrida.

4- Comece em um ritmo leve: seja qual for a opção da atividade física para aquele que está parado há muito tempo, o ideal é começar de forma leve. No seu ritmo de conforto respiratório e muscular. Uma forma de mensurar se você está exagerando é, por exemplo, em uma caminhada, ser capaz de conversar com o companheiro ou se teste tentando cantarolar uma música. Se for difícil, melhor reduzir o ritmo para ir obtendo ganhos aos poucos. Normalmente, quando você estiver passando do seu limite, a musculatura e as articulações dão sinais, como dores, pontadas, travas e queimação. Eles devem ser respeitados.

5- Siga o protocolo médico: Se você possui alguma doença crônica, se existe algum incômodo, dor articular ou muscular, ou se está sedentário por mais de 6 meses, o ideal, antes de iniciar alguma atividade física, é consultar seu médico. Estando liberado, busque orientação do profissional de Educação Física para a melhor indicação dentro das suas necessidades e objetivos. 

6- Benefícios da atividade física: São vários os benefícios da atividade física para as pessoas, ajudando principalmente a fortalecer os músculos, articulações e ossos. Além disso, ainda proporciona um aumento na agilidade corporal, flexibilidade, resistência física e um bom condicionamento cardiorespiratório. De acordo com especialistas no assunto, manter atividades físicas regularmente ajuda a melhorar a qualidade de vida do indivíduo, como o seu sono, humor, disposição mental e física, alimentação, aspecto da pele e cabelo, virilidade, entre outras coisas. 

7- Outros benefícios da atividade física que merecem destaque são: melhoria na circulação sanguínea; fortalecimento do sistema imune; ajuda no emagrecimento e perda de gordura; aumento do metabolismo; melhorar coordenação motora; redução da ansiedade; e melhoria na auto estima.


Respeite sua individualidade e escolha a melhor atividade para manter uma rotina que possibilite alcançar os resultados pretendidos. Para isso, deverá, acima de tudo, sentir prazer no ambiente e no esforço muscular imposto.

Nenhum comentário:

Agregador de conteúdo TrendsTops GeraLinks - Agregador de links