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17 de maio de 2019

Confira como manter o stresss e a pressão sob controle

“- Sua pressão está alta…”
Se o médico lhe disse isto, saiba que você não está sozinho. Cerca de 15 em cada 100 adultos têm pressão alta. Há muito que pode ser feito para manter sua pressão sob controle. Este texto vai lhe dar várias dicas.
Mas você precisa saber primeiro que não se pode ignorar o fato de ter pressão alta, pois se ela não for tratada pode levar a um enfarte, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e problemas nos rins.

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O que é hipertensão?
Se a sua pressão fica acima de 140 por 90 mm Hg por muito tempo, provavelmente você é hipertenso. Para saber se você é hipertenso é preciso medir a pressão regularmente, pois não há outro modo de saber. Todo mundo deve medir a pressão pelo menos uma vez por ano, mas se você tem pessoas na família com pressão alta, é preciso medir a sua pressão com maior freqüência. A pessoa que não trata a pressão alta tem 7 vezes mais chance de vir a ter um derrame cerebral do que a pessoa com a pressão normal.

O que significam as medidas de pressão?
Quando o coração bombeia o sangue, ele se contrai e a pressão do sangue nas artérias que ocorre neste momento é chamada de sistólica ou máxima. Quando o coração relaxa entre contrações, a pressão fica menor e se chama de diastólica ou mínima.

O que causa a hipertensão?
Existe um tipo de hipertensão, chamada secundária, que pode ser causada por problemas físicos, como distúrbios hormonais ou renais. O outro tipo de pressão alta é a hipertensão essencial. Na maioria dos casos não se sabe a causa da pressão alta, mas sabemos o que a pode piorar.

Fatores de Risco
O que pode piorar a hipertensão é chamado de fator de risco. Existem vários, como por exemplo:

Fumo;
Bebida alcoólica;
Excesso de sal;
O modo de agir e sentir;
Stress.

Sintomas
O médico disse que estou hipertenso, mas não sinto nada…

Na maioria dos casos, a pressão alta não dá sintomas ou avisos e só se sabe que ela está alterada medindo a pressão. Mas, algumas vezes, a pessoa sente dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido ou dor no peito. Se estiver sentindo esses sintomas, verifique sua pressão.

Por que a pressão alta pode causar problemas?
A pressão alta pode causar dano para as paredes das artérias e fazer com que elas fiquem mais estreitas. Neste caso, o coração tem que trabalhar mais, podendo se dilatar e não mais conseguir desempenhar o seu papel de bombear sangue para todo o corpo. Coágulos podem se formar nas paredes das artérias impedindo o sangue de circular. Esses coágulos de gordura são chamados de colesterol.

E se eu não tratar a pressão alta?
Quando não tratada, a hipertensão pode levar a um enfarte, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e problemas dos rins.

Como manter a pressão sob controle?

Uma vida de boa qualidade, com bons hábitos no dia-a-dia e sem stress, ajuda muito a manter a pressão sob controle, mas às vezes a pessoa precisa de medicação.

O que fazer?
Não esqueça de tomar diariamente a medicação que seu médico receitou. Isto pode salvar a sua vida. O controle da sua pressão depende do seu médico e de você trabalhando juntos. Você tem que participar! O mais importante é você assumir a responsabilidade pela sua vida e seguir um tratamento medicamentoso ou não adequado ao seu caso.

Tente controlar os fatores de risco que podem aumentar a chance de um derrame ou outros problemas graves ocorrerem.

FUMO: A nicotina do cigarro contrai as artérias e por isto faz a pressão subir. Tente parar de fumar, pois cada cigarro está contribuindo para o coração trabalhar mais arduamente

BEBIDA ALCOÓLICA: Beba com moderação. As pesquisas mostram que um copo de vinho tinto por dia ajuda a manter a saúde. Mas não exagere, pois o álcool aumenta a pressão.

EXCESSO DE SAL : Algumas pessoas retêm muito liquido quando comem sal. Isto faz com que o coração tenha que trabalhar em excesso para circular todo o liquido no corpo. Aprenda a usar outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos.

OBESIDADE: Uma das melhores maneiras de manter a sua pressão sob controle é manter o peso normal para evitar o trabalho extra que o coração tem que desempenhar em casos de sobrepeso e obesidade.

STRESS: Existem vários estudos mostrando que o stress emocional, quando não tratado, pode causar picos de pressão e mantê-la alta. Por isto é importante aprender a lidar com o stress.

O que é stress?
Stress é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Porem, há meios de você aprender a lidar com o stress de modo que, mesmo nos piores momentos, você possa manter sua saúde. Um deles é entender o que é o stress e o que o causa.

O que causa stress?
Dificuldades do dia-a-dia, doenças, desemprego, brigas, acidentes e perdas importantes. Muitas mudanças na vida, mesmo que para melhor, quando ocorrem muito juntas no tempo podem ter um efeito somatório de produzir stress.

Há também o que chamamos de fontes internas de stress que podem ter um efeito ainda maior no organismo, tais como os pensamentos, sentimentos e o nosso modo típico de reagir em certas situações.

Como o modo de agir e sentir pode dar stress?
Nossas pesquisas, dentre outras, mostram que o modo da pessoa pensar afeta o modo dela sentir e este, por outro lado, influencia o seu modo de reagir à vida. Se você sempre pensa que a vida é injusta, vai se sentir injustiçado e se comportará de modo a refletir este sentimento.

Se pensar que o único modo de ser aceito é ficando quieto, nunca exigindo nada. Se achar que é competente para lidar com o mundo, se sentirá mais seguro e terá mais calma para lidar com as pessoas e a vida. Quando a pessoa sente raiva, por exemplo, e expressa este sentimento com muito vigor, isto é, explode, sua pressão pode subir de modo alarmante. Por isto, é melhor aprender a pensar de modo mais saudável.

O modo de pensar típico de cada um pode funcionar como uma fonte de tensão constante. Poderia até mesmo se dizer “como uma fábrica de stress”.

Pessoas muito apressadas, competitivas, que fazem duas ou mais coisas ao mesmo tempo tem a tendência a ter mais stress.

Como controlar o stress?
Sugerimos atenção para quatro áreas da vida: alimentação, exercício físico, relaxamento e aspectos emocionais.

Alimentação anti-stress: Deve ser rica em legumes, verduras e frutas. Evite gordura, chocolate,café, refrigerantes e sal.

Exercício físico: Consulte o seu médico antes de começar a se exercitar. Sugerimos caminhadas de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana

Relaxamento: Quando relaxamos, o nosso corpo e mente têm a chance de se livrarem das tensões acumuladas, de se prepararem para novos desafios. Todo ser humano precisa de pelo menos meia hora por dia para relaxar e se desligar dos problemas. Não há formula mágica para relaxarmos. Alguns gostam de música, outros de bate papo, outros de TV. O que importa é você se desligar dos problemas por alguns minutos.

Estabilidade emocional: Tente pensar de modo positivo, vendo o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, tente falar sobre o assunto. Se alguém o magoar, converse com a pessoa de modo calmo sobre seus sentimentos. Se enfocar o que você sente e não o que ela fez de errado, ela não terá como magoá-lo ainda mais.

Ser competitivo demais, querer fazer tudo muito rápido e varias coisas ao mesmo tempo cria stress. Tente vivenciar a vida um pouco mais devagar, sentindo o prazer de cada atividade enquanto está envolvido nela.

Lembrete fundamental: O melhor modo de manter sua pressão sob controle é, alem de tomar os medicamentos receitados, ter uma boa qualidade de vida. Para tanto é necessário se ter bons hábitos de vida no dia-a-dia. estresse.

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