Translate

Pesquisar este blog

6 de dezembro de 2018

Celulite: confira mudanças na alimentação podem ajudar a reduzir celulite


A celulite é uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, que atinge de 85% a 98% das mulheres. Os motivos pelos quais ela se forma são muitos: alterações hormonais, predisposição genética, sedentarismo, dieta inadequada, distúrbios posturais, obesidade e também o cigarro!




Publicidade
A esses fatores soma-se uma herança genética, que vai determinar a presença da celulite e o grau do problema no seu corpo. 

Tudo isso irá gerar uma degeneração do tecido adiposo (gordura), com um aumento da retenção de lipídeos modificados dentro do adipócito (célula que armazena gordura), levando a um aumento ainda maior desta célula. 

Ela dificulta a circulação local, gerando uma compressão dos vasos, o que complica mais ainda a vascularização da região que não irá funcionar devidamente. Esse processo todo irá impedir uma drenagem adequada de líquidos via cadeia linfática, que somado ao aumento dos adipócitos vai levar a um rompimento das fibras de colágeno e elastina que fazem a sustentação e são os responsáveis pelo aspecto de firmeza da pele. 


Então, iremos visualizar os famosos "buracos", típicos dos estágios mais avançados da celulite. Ou, nos casos mais brandos, uma alteração como uma ondulação no relevo cutâneo. 

Como ela se parece não preciso nem dizer, né? Pequenas depressões na pele que simulam um aspecto de "casca de laranja" ou efeito capitonê (como preferir). A celulite costuma aparecer na região dos glúteos, das coxas e do abdome. A influência da alimentação nessa patologia é muito clara, tanto que países mais desenvolvidos onde a dieta é rica em gorduras a prevalência é maior. 

O principal objetivo da alimentação no tratamento da celulite consiste na redução do acúmulo de gordura corporal, da retenção de líquidos, regulação do trânsito intestinal, detoxificação e redução do processo inflamatório do organismo. 

Confira algumas dicas de cardápio para alcançar esses objetivos. 

Evite o consumo de açúcar e outros carboidratos simples 

Troque o macarrão, o pão e o arroz branco pelo integral; 

Não acrescente açúcar em sucos e preparações culinárias; 

Controle o consumo de carboidratos em suas refeições, incluindo apenas uma fonte em cada uma delas; 

Evite o consumo de chocolates, sorvetes, bolos, balas, chicletes, tortas e demais preparações que contenham açúcar; 

Retire da sua alimentação todos os alimentos industrializados que contenham açúcar, glicose e xarope de glicose. 

Reduza a ingestão de gorduras trans e saturadas 
As gorduras trans e saturadas induzem o processo infamatório subclínico. O excesso delas é armazenado na forma de gordura corporal, aumentando a celulite; 

Algumas mudanças simples podem ajudar a reduzir o consumo de gorduras: opte pelas carnes magras ou brancas; não coma a gordura aparente das carnes, linguiças e bacon; evite as frituras, sorvetes de massa, salgados, queijos amarelos, margarina e banha. 

Aumente a ingestão de fibras 
As fibras auxiliam no aumento do volume fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal. Ou seja, as fezes ficam por menos tempo no intestino. Isso contribui com a redução da pressão intra-abdominal, melhorando o sistema circulatório dos membros inferiores; 

Verduras e legumes são boas fontes de fibras. Portanto, coma esses alimentos diariamente no almoço jantar; 

Consuma grãos integrais, como aveia. Uma boa é adicionar 2 colheres (sopa) de farelo de aveia no cardápio; 

Recomenda-se a ingestão de 2 colheres (sopa) ao dia de chia ou linhaça. Você pode adicionar essas sementes em sucos, vitaminas e saladas. 

Minimize a retenção de líquidos 
Evite o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, que favorecem a retenção de líquidos no organismo. Muitos alimentos industrializados contêm quantidades excessivas de sódio, por isso fique sempre atenta aos rótulos dos alimentos e faça escolhas mais saudáveis; 

Maneire também nas conservas e nos embutidos; 
Estes alimentos possuem propriedade diurética e podem reduzir a retenção liquida: melancia, pepino, abacaxi, maçã, gengibre e melão. 

Aposte em alimentos anti-inflamatórios 
Alguns alimentos podem auxiliar na redução de processos inflamatório das células. Fazem parte desse grupo: oleaginosas, linhaça, gengibre, verduras e legumes, peixes de água fria (sardinha, atum, arenque, salmão), abacate e azeite de oliva extra virgem. 

Capriche na hidratação 
A hidratação adequada é um ponto chave para qualquer tratamento nutricional. O recomendado é beber aproximadamente dois litros de água por dia, isso equivale a cerca de 8 copos de água. O consumo de água auxilia na detoxificação do organismo; 

Água de coco e suco de frutas também contribuem com a hidratação do organismo, fundamental para a eliminação das toxinas e tratamento das celulites. 

Receitas deliciosas que vão ajudar você a reduzir a celulite 
Apostar em um cardápio rico em fibras, potássio, magnésio e selênio; com ação diuréticas e anti-inflamatória é o caminho para o sucesso no combate a celulite. Veja a seguir algumas receitas que contêm alimentos com essas propriedades, que você pode acrescentar no seu dia a dia: 

Salada 

Ingredientes 
1 maço de salsão em fatias finas 
3 maçãs cortadas em cubos 
1 colher (chá) de iogurte 
Suco de limão a gosto 
Amêndoas laminadas a gosto 
Uva passas a gosto 

Preparo Em uma tigela média misture os ingredientes. Decore com passas e um galhinho do salsão. 

Nhoque integral de ricota 

Ingredientes 
500 g de ricota amassada 
1 maço de espinafre refogado e picado 
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral 
1 gema de ovo 
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado fino 
Noz moscada ralada a gosto 

Preparo Em uma tigela, misture a ricota, o espinafre, a gema, metade da farinha de trigo, o queijo ralado e a noz moscada. Amasse até alcançar o ponto em que a massa se solta das mãos, adicionando mais farinha se necessário. Faça um cordão com a massa, corte os nhoques em pedaços com cerca de 2 cm e cozinhe em água fervente com sal. A massa está cozida quando começa a boiar. 

Peito de frango recheado com ricota 

Ingredientes 
250 g de ricota 
1 maço médio de agrião 
1 colher (sopa) de azeite extravirgem 
2 peitos de frango desossados, sem pele 
Noz-moscada ralada 
Sal e pimenta-do-reino a gosto 

Preparo Prepare o recheio em uma tigela, acrescentando a ricota, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Coloque o agrião em uma panela com um pouco de água e leve ao fogo médio/baixo. Espere murchar, escorra o líquido restante, pique grosseiramente e misture com a ricota. 

Abra os peitos de frango com um corte no meio, na horizontal, mas não vá até o fim (formato de borboleta). Coloque o recheio, enrole os filés e feche com um ou dois palitos. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos ou até a carne ficar bem cozida. Corte cada filé recheado em fatias grossas. 

Creme de abacaxi 

Ingredientes 
1 gelatina zero açúcar sabor abacaxi 
1 pote (170 g) de iogurte desnatado 
1 pedaço médio de abacaxi cortado em cubinhos 
1 pau de canela 
10 cravos 
1 colher (chá) de açúcar mascavo ou adoçante para forno 

Preparo Coloque em uma panela o abacaxi já cortado com o açúcar mascavo/adoçante, a canela, os cravos e um pouquinho de água. Deixe cozinhar até secar a água. Retire a canela, os cravos e reserve. Ferva 300 ml de água de dissolva a gelatina. Misture o iogurte na gelatina e bata no liquidificador para ficar mais cremosa. Junte o abacaxi cozido com a mistura do iogurte e gelatina. Coloque em uma travessa (ou em potinhos) e leve para a geladeira. 

Suco natural misto de frutas 

Ingredientes 
1 kiwi 
2 xícaras (chá) de frutas vermelhas 
1 folha de couve fresca 
1 copo (200 ml) de água de coco natural 

Preparo Bata todos os ingredientes no liquidificador e está pronto. 

Creatina pode atrapalhar resultados 
Os suplementos, quando utilizados com orientação de um nutricionista e corretamente, podem ajudar muito seu corpo a obter resultados satisfatórios. Porém, a creatina tende a atrapalhar. É importante deixar claro que ela não provoca celulite, mas pode fazer o aspecto da pele mudar. 

A creatina não é absorvida pelo tecido adiposo (onde se encontra o processo inflamatório) e não causa inflamação. Contudo, o consumo do suplemento faz com que aconteça um aumento da hidratação da célula muscular, pois a entrada da creatina nos músculos depende de água, aumentando assim sua circunferência. Quando isso acontece, as celulites já existentes podem ficar mais aparentes. 

Desta forma, a prescrição da creatina para mulheres deve ser muito bem avaliada pelo nutricionista, para não causar nenhum tipo de "desconforto visual" para o paciente. 

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.  vivabem.uol

Publicidade


Nenhum comentário:

Agregador de conteúdo TrendsTops GeraLinks - Agregador de links